em Blog

Começou hoje, oficialmente, o youPIX Festival (se você não sabe o que é o evento, clica aqui), mas ontem aconteceu o Business Edition, um dia exclusivo para empresas de internet e comunicação – e claro que a io! comunica esteve lá!

DSC03367Da direita pra esquerda: Cauê Moura (facilmente encontrado nas filas dos supermercados de Jundiaí), PC Siqueira, Felipe Neto tweetando, Pyr Marcondes, Carlos Merigo e Cid (do Não Salvo).

Fica, vai ter hub!
Com nomes de peso da internet e grandes marcas, o evento reuniu o melhor da web brasileira e discutiu temas muito pertinentes à esta era intensa, de efemeridades e comunicação sem fronteiras. Um dos assuntos mais legais debatidos foi a contração de blogueiros, e é sobre esse tema que vamos conversar a seguir.

Ah, ‘hub’ é a maneira como são chamados os espaços onde acontecem os painéis. A palavra vem do inglês e significa ‘cubo’.

“Engajar o jovem”
A frase acima é do Pyr Marcondes, diretor geral da ProXXima, e resume muito bem a intenção das empresas que optam pela contração de blogueiros em suas campanhas. Participaram do painel ‘pesos pesados’ da intenê nacional, como Felipe Neto, PC Siqueira, Cid (criador do Não Salvo), Cauê Moura e Carlos Merigo (fundador do Brainstorm#9). A mediação ficou ao cargo de Pyr.

Marcas e empresas buscam, cada dia mais, estar inseridas na realidade de seus consumidores. E mais, boa parte das campanhas é direcionada para os jovens, afinal, eles se tornarão adultos (e continuarão consumindo). Por isso é importante falar a mesma língua e entender os gostos e necessidades do target, e ninguém o conhece melhor que os próprios blogueiros.

Profissão moderna
Até algum tempo atrás ser blogueiro não era uma profissão reconhecida, e olhos tortos encaravam esse nicho comercial fixamente. O mundo mudou e os blogueiros passaram a ser objetos de desejo das agências e seus clientes. Tem até quem cobre mais de três casas decimais para um jabá (apelido carinhoso dado às inserções comerciais nos blogs).

DSC03365Cauê Moura, PC Siqueira e Felipe Neto.

Conhecer, entender, analisar e adequar
A partir do momento que uma marca deseja contratar um blogueiro para divulgar um produto, ela deve estar consciente que está contratando não só uma mídia, mas também uma personalidade com suas características e pontos fortes e fracos.

É necessário conhecer a fundo o canal onde deseja expor sua marca, entender quem é seu público-alvo e analisar (e reanalisar, se necessário) a campanha, a fim de alinhar os perfis da empresa e do blog para que o job tenha bons resultados e a mensagem seja transmitida da melhor maneira possível. É preciso, também, que as agências deem ouvidos aos blogueiros. Escutar o que eles têm a dizer é essencial, pois são eles que tem o know-how necessário para se comunicar com seu público e sabem os DOs e DON’Ts na hora de transformar o briefing em roteiro ou em texto.

Integrar e multiplicar
Uma boa dica é integrar diferentes blogs ou canais dentro de uma mesma campanha, multiplicando a mensagem e reforçando-a junto ao público. Vale até usar de vídeos e mensagens secretas, reveladas após assistir ou ler determinado conteúdo, ou inserir participações de youtubers em outros canais.

Veja outras fotos do evento:

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Dia Internacional do Homem#‎icebucketchallenge
%d blogueiros gostam disto: