em Blog, Clientes, Mídias Sociais, Publicidade

Não adianta só querer, tem que saber escolher.

Das cinco espécies de peixe salgado e seco comercializadas por aí, somente duas – por lei – podem ser chamadas de bacalhau: Cod gadus morhua, o bacalhau verdadeiro, e Cod gadus macrocephalus, o bacalhau do Pacífico.

bacalhau

E tem mais: já ouviu falar do ‘Bacalhau do Porto’? Ele ficou conhecido assim porque, lá no século XV, a cidade portuguesa homônima foi a primeira a receber os pescados vindos das águas geladas da Terra Nova (Canadá), Islândia e Groenlândia. Por aqui, noutros tempos, ‘Porto’ passou a ser a designação do bacalhau de melhor qualidade, vindo de Portugal e comercializado nas regiões portuárias do Rio de Janeiro e Salvador.

As cinco variedades de peixes salgados são classificadas em três categorias: imperial, universal e popular. O que os difere é a qualidade do corte e se possui ‘defeitos’ como rebarbas, manchas e buracos causados pelo arpão na hora da pesca.

Para reconhecer o verdadeiro bacalhau, atente-se para alguns detalhes: ele é largo e permite o corte em lombos; a cauda do peixe deve ser quase reta ou ligeiramente curva para dentro, com cor uniforme; salgado, sua cor varia entre tons de palha, mas nunca excessivamente branco; deve estar bem seco: ao segurar o peixe pela cabeça, horizontalmente, a inclinação deve ser mínima, sem dobrar – o excesso de umidade fará com que ele se curve para baixo.

E você, sabe onde comprar o verdadeiro bacalhau do Porto?

Com 57 anos de tradição, o Empório Rigolo oferece pescados de qualidade e outros produtos para a sua receita – e ainda confere, no blog deles, como surgiu o hábito de consumir o peixe durante a Quaresma. Você também pode comprar sem sair de casa, através do delivery; é só ligar (11) 4526-1071 ou (11) 4526-1069. O Empório Rigolo fica na Rua Professor João Luis de Campos, 210, Vila Arens. Funciona de terça a sexta das 8h às 19h, sábados das 8h às 18h e domingos das 8h às 13h.

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: