em Blog

Se a resposta é não, sinto lhe dizer, mas isso é mau sinal. Você pode estar sendo ultrapassado por um concorrente sem a mínima noção.

O Darwinismo Digital é um termo utilizado para a evolução que a tecnologia e a sociedade impõem sobre as empresas e muitas vezes – e quando digo muitas, são muitas mesmo – as empresas não conseguem acompanhar a evolução. Enquanto empresas trabalham dentro de processos engessados e tendem a ter medo da inovação, outras veem a “dor”, estudam, entendem e aplicam a inovação e consequentemente se destacar no mercado.

Para você ter uma ideia, 52% das empresas listadas como as mais influentes no fim dos anos 2000, hoje estão falidas, fechadas ou foram compradas por grandes empresas que dominam o mercado atualmente.

Você com certeza já deve ter ouvido falar na Blockbuster, maior rede de locadoras de filmes e videogames no mundo, que inaugurou sua primeira loja em 1985 na cidade de Dallas, estado americano do Texas. Em dois anos de mercado, a loja já tinha 19 lojas em operação. Porém, a empresa não acompanhou a tecnologia. Viu o nascimento e crescimento da NETFLIX. O resultado? Não preciso nem mais escrever sobre, né? Você com certeza não sai da NETFLIX.

 

imagem da internet

 

Outro caso famoso e, com certeza, se você nasceu antes dos anos 90, vai se lembrar é da empresa japonesa KODAK. Popular e reconhecida mundialmente, sinônimo de seu setor, a Kodak nos anos 70 chegou a ser dona de 80% das vendas de câmeras e 90% de filmes fotográficos. No mesmo ano, a empresa inventou o que ia lhe falir: a câmera Digital. Seus empresários não acreditaram no projeto e acabaram engavetando a ideia. Duas décadas depois seus concorrentes chegaram forte no mercado e a moda pegou! Porém, a marca já não tinha a mesma força. Em fevereiro de 2012 anunciou que deixaria de fabricar câmeras digitais de foto e vídeo.

Esse caso também não poderia ficar de fora dessa pequena lista, você com certeza deve ter ouvindo ou tido um Blackberry. A verdadeira inventora do smartphone, viu seu mercado ruir em 2007 quando a Apple lançou seu primeiro Iphone. A Blackberry ignorou as tecnologias apresentadas pelo seu principal concorrente. Pois bem, em pouco tempo perdeu posicionamento de mercado, principalmente devido a uma falha grave de segurança, na qual demorou dias para organizar.
Depois de várias mudanças, a empresa hoje foca seus trabalhos em softwares e parcerias com terceirizadas para o hardware. Atualmente, ela lança modelos com a ajuda da fabricante TCL, incluindo dispositivos com Android, como o KeyOne.

Esses são alguns dos casos das empresas que não olharam para o futuro, ou simplesmente se acomodaram por achar que estavam com a marca consolidada no mercado. Diante de tudo isso, você ainda pode dizer que só acontece com empresa grande. Pois bem, amigo, se você pensa assim, sinto lhe dizer que você está muito errado! Qualquer empresa pode passar por isso, se a mesma não estiver de olho no mercado e nas oportunidades que aparecem.

O mercado é gigantesco, sedento por inovação e muitas dessas vezes não é necessário fazer um alto investimento, mas um investimento preciso, desde que sua estratégia esteja bem montada!

Posso te dar uma dica simples que irá te ajudar a melhorar a sua performance em vendas: você já ouviu falar no WAZE? Sabe como ele pode ajudar sua empresa vender mais? Vamos mais a fundo: como anda o marketing da sua empresa? Ou ainda: como estão suas ações nas mídias sociais? Tem investido no Google? Consegue controlar suas conversões on/off? Está de olho em como seus concorrentes atuam e o que eles trazem de diferente?

Enfim, são variáveis que se encaixam no Darwinismo Digital. A sua empresa está preparada para a era digital? Se você não sabe me responder essas perguntas, nós podemos te ajudar!

Que tal tomarmos um café para eu te explicar melhor, então?

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: