em Blog

Dificilmente você vai a um lugar que não possui Wifi. Mas você sabe o que está por trás de tudo aquilo e quais os cuidados que se devem tomar para possuir esse equipamento em casa? Vamos então ver um pouco sobre esse equipamento, dicas e quais as expectativas para o futuro.

69384412115105239

Wifi é a tecnologia que permite a conexão sem fio entre diversos dispositivos, sendo amplamente utilizado para o compartilhamento de internet, onde o adaptador chamado de “Roteador” transmite ondas de radio.

Para que um outro dispositivo possa captar essas ondas de radio é necessário que o mesmo esteja dentro de um determinado raio de ação, que pode variar de 100 a 300 metros, onde o alcance depende do ambiente que o equipamento está instalado.

Quanto mais fechado, menor o alcance, ou seja, é aconselhavel que seja feita a instalação em um ambiente aberto, como a sala da sua casa, por exemplo.

Existem também diversas outras boas práticas, como:

  • Modificar a senha do Wifi mensalmente, sendo que para isso é necessário acessar o gerenciador do Wifi através do navegador de internet. Digite no browser de internet o endereço 192.168.0.1. Caso não funcione, procure no manual do equipamento a opção de alterar a senha de acesso;
  • Evite posicionar o aparelho escondido atrás de moveis, em lugares baixos ou perto de microondas ou telefones sem fio, o que pode diminuir a qualidade do sinal;
  • Libere o acesso apenas a aparelhos específicos através do gerenciador do Wifi, inserindo o endereço Mac de cada equipamento. Isso pode gerar um incômodo, caso outras pessoas te visitem e precisem utilizar sua rede rapidamente;
  • E se você se acha um verdadeiro hacker, instale o firmware DD-WRT, que promete aumentar o desempenho e as funcionalidades do seu aparelho, mas cuidado: a instalação pode fazer você perder a garantia ou até mesmo inutilizar seu equipamento.

Tendência

Essa tecnologia vem melhorando a cada dia, o que pode não só aumentar a velocidade das conexões, mas também nos trazer diversas comodidades, como por exemplo com o Wifi Aware onde os dispositivos poderão conversar automaticamente entre si por proximidade, sem a necessidade de internet e você poderá receber notificações automáticas de promoções de lojas próximas ou até mesmo visualize o perfil de pessoas que estão próximas.

Outra tecnologia que vem sendo pesquisada por cientistas da Universidade de Washington é o “Power Over Wifi” que permite que dispositivo tenham sua bateria recarregada através do Wifi, fazendo com que seja mais viável o conceito de “internet das coisas”.

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: