em Blog

Hoje, a maioria dos computadores de mesa e notebooks possuem o Windows, sistema operacional dominante no mercado que é desenvolvido e atualizado constantemente pela Microsoft, sempre nos levando a grandes avanços tecnológicos. Até então, tínhamos o Windows 8 como grande sistema operacional, eis que surge o Windows 10, mas espera ai, faltou o 9 ai no meio…

O porquê da ausência ninguém sabe. Até o momento, a Microsoft não se posicionou sobre o assunto, mas provavelmente esse “pulo” ocorreu porque a versão 8.1 trouxe diversas alterações, sendo um “representante” não oficial do Windows 9.

imagem_diminuida

O grande diferencial do novo sistema é a unificação dos aparelhos, ou seja, o mesmo sistema poderá ser utilizado no computador, Smartphone ou no Xbox, ou seja, isso permite também que um único aplicativo seja disponibilizado para ser acessado através de qualquer aparelho. Outro ponto notável é a volta no menu Iniciar, presente desde o início da história do sistema operacional.

Com essa nova versão você pode fixar 4 janelas separadamente na tela, poderá utilizar múltiplas áreas de trabalho, utilizará um novo navegador de internet chamado “edge”, considerado muito melhor que o tão conhecido “internet explorer” que alcançou a sua décima versão, obterá facilidade ao acessar as configurações, assim como nos smartphones, possibilidade de desbloqueio através de leitura da impressão digital e além disso os aplicativos que no Windows 8 poderiam ser executados apenas em tela cheia, poderão ser utilizados em modo janela, ou seja, permite o redimensionamento da exibição da aplicação.

Temos também uma nova aplicação disponível chamado Cortana, que é um assistente pessoal já presente em diversos Smartphones, na qual o usuário pode interagir com o sistema utilizando somente sua voz. Infelizmente o Cortana para o Windows 10 não possui versão em português, o que deve ser implementado em breve.

Existem também alguns cuidados que devemos tomar ao realizar a instalação da nova versão, realizando o backup dos arquivos para evitar possíveis perdas, verificar quais fotos estão presentes na pasta Imagens, já que o Windows cria um protetor de tela automaticamente com o conteúdo dessa pasta. Desative o mecanismo “Wi-fi Sense”, que compartilha as senhas das redes sem fio, que você tem acessado com seus amigos do Facebook, Skype e Outlook, ou seja, aquele vizinho que te adicionou no Facebook poderá facilmente utilizar de sua conexão de internet, sendo que para desativar, acesse as Configurações > Wi-fi Sense e selecione a opção desativar.

Até agora o Windows 10 já alcançou mais de 67 milhões de instalações, já tendo ultrapassado as instalações de sistemas Linux e Chrome OS, demonstrando ser um sucesso.

Valeu!

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: