em Blog

O Facebook é a maior rede social do planeta, uma a cada quatro pessoas acessam a rede, isso significa 2 BILHÕES de usuários no mundo inteiro. É a mídia social que atinge qualquer público-alvo, desde apaixonados por vinhos chilenos a quem se interessa por animais fofinhos. Talvez isso você já saiba, né?! Mas, com o acesso a tantas pessoas, por que as marcas não começariam a investir fortemente nessa rede? Não basta apenas impulsionar post. É necessário alcançar efetivamente o seu público-alvo, entendendo como o Facebook funciona e se atualizando sempre. Foi isso que a equipe de Social Media da io! comunica (veja outros textos aqui) fez, participando do curso de “Estrategista em Social Media” com Erickson Monteiro, fundador do Plugcitários. Confira algumas dicas:

93% dos usuários do Facebook acessam via mobile, ou seja, é essencial investir tempo e dinheiro em publicações que sejam compatíveis aos smartphones. Atualmente, os conteúdos que mais geram engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) são vídeos e fotos quadradas ou na vertical. Outra opção que pode ser utilizada para usuários via mobile é o Canvas, ferramenta possível de ser visualizada apenas nos dispositivos móveis. Veja esse exemplo desenvolvido pela io! comunica para o cliente Quintal Fratelli:

 

Em relação as fotos, é importante ser cauteloso na escolha das imagens. Se usar banco de imagens é bom? Apenas em artes editadas, caso contrário, o Facebook identifica e diminui o alcance da publicação. Outro tipo de post que a rede “não gosta” muito são imagens com o link externo na legenda, ter um bom alcance orgânico é praticamente impossível. Aliás, organicamente, a rede social atinge apenas 1% dos usuários que curtem uma página comercial. E para piorar a situação dos perfis comerciais, recentemente foi anunciado que a rede diminuirá ainda mais as notificações desses perfis, aumentando a visibilidade de perfis de familiares e amigos. A alternativa para quem administra uma página é patrocinar o conteúdo.

Outro tipo de conteúdo que gera muitos resultados são as transmissões ao vivo, ela é responsável por 48% da audiência do Facebook e tem 10 vezes mais comentários, afinal, toda live inicia basicamente com “Vocês estão me ouvindo?”, gerando comentários e, consequentemente, aumentando a visibilidade. Mas é bom lembrar: seja objetivo. A transmissão ao vivo é interessante apenas se o responsável pela página tem o que falar.  Outra dica importante sobre este tipo de conteúdo é influenciar o compartilhamento, engajamento que pode ser considerado uma “meta” para os geradores de conteúdo, afinal, se o usuário não teve vergonha de compartilhar uma publicação comercial na sua página pessoal, é porque ele considera o conteúdo relevante.

Está pensando em trabalhar com vídeos na sua página? Então você tem basicamente três segundos para convencer o usuário a assistir o vídeo inteiro, caso contrário, ele perderá o interesse rapidamente e irá para a próxima publicação do seu feed. Para este tipo de conteúdo, também é importante a utilização de legenda, pois muitos usuários assistem sem a ativação do áudio. A io! comunica desenvolve vídeos para o cliente Dr. Fabrício Pandini também com legendas.

 

Gostou tanto das dicas que quer publicar posts toda hora? Então vá com calma! As publicações precisam ser focadas em resultados, não em quantidade. Lembre-se: menos é mais!

Confira outras dicas sobre redes sociais aqui. Até! 😉

 

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: