em Blog

Nesta quarta-feira, 20, se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi criada para lembrar a resistência negra à escravidão e reivindicar Zumbi dos Palmares como figura símbolo do movimento, neste que também é o dia de sua morte.

Importante personagem da história nacional, Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo – local de refúgio dos escravos africanos e afrodescendentes – do período colonial no Brasil.

A data serve também para reascender a chama da influência negra na cultura nacional, de extrema importância, indo muito além do samba, da capoeira, do candomblé e da gastronomia. É justo dizer, inclusive, que sem o povo africano não haveria o Brasil que conhecemos.

Em Jundiaí, a Virada Negra promove uma série de shows e atividades culturais a partir das 19h30 de hoje. Missa afro, balé, música e feirinha de gastronomia típica completam a programação que segue até amanhã. Clique para saber mais.

Para entrar no clima, os abduzidos criaram uma playlist musical. Aperte o play, relaxe e o corpo e deixe a música invadir a alma.

Vanessa da Mata – Eu Sou Neguinha? (Escolha do social media Gustavo)
Novos Baianos – Preta Pretinha (Escolha da diretora de arte Paloma)
Fundo de Quintal – Sorriso Negro (Escolha do atendimento Rodrigo)
Criolo – Convoque Seu Buda (Escolha da social media Monica)
Jorge Ben Jor – Mas Que Nada (Escolha da jornalista Renata)
Djavan – Se… (Escolha da designer Camila)
Milton Nascimento – Nada Será Como Antes (Escolha do programador Vinicius)
Arlindo Cruz e Marcelo D2 – O Brasil É Isso Aí (Escolha do social media Rafael)
Olodum – Revolta Olodum (Escolha do designer Jonas)

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: