em Blog

Podcast é uma mídia promissora e pode gerar muitas oportunidades de divulgar seu produto. Sabemos muito bem e nos mandamos para a 2ª Maratona Piauí CBN de Podcast. A Julie Braghetto esteve presente para ficar por dentro de tudo de novo que está rolando nesse universo. Acompanhe!

Estiveram presentes apresentadores de programas como Milkshake chamado Wanda, Foro de Teresina, Xadrez Verbal, Café da Manhã, e, é claro, Contatos Imediatos (não podíamos deixar esse merchan passar, né?!).

O evento contou com cinco diferentes mesas, dividias em: Apostando em Podcast, Temas e Tribos, Podcast Jornalístico, Humor e Podcast e Foro de Teresina Especial. Vou contar como foi cada uma delas para você que não pôde comparecer no evento.

Apostando em Podcast

Particularmente, essa foi a mesa que mais gostei, por uma simples razão: foi sobre o que somos apaixonados, fazer marcas explodirem no mercado. O bate-papo foi entre Adriana Salles da HSM Management, Ana Paula Wehba da Revista TPM e Fernanda de Paula, da Buscofem. Nessa mesa, as meninas focaram em falar sobre Branded Content, algo que a io! já investe frequentemente com os clientes e sua própria marca. Vou explicar: o Branded Content nada mais é do que você alimentar seus potenciais clientes com informação, além de apenas anúncios de produtos e serviços.

No nosso caso, temos o podcast Contatos Imediatos, que conta diversas histórias da cidade de Jundiaí. Você pode pensar: o que isso tem a ver com uma agência de publicidade?

Aparentemente nada.

 Mas isso é muito importante para o reconhecimento de marca que buscamos. Além de sermos apaixonados pelas histórias da nossa cidade.

Para você ter uma noção da importância deste tipo de conteúdo, a Buscofem aumentou em dois dígitos suas vendas após o lançamento do quadro “Seu forte é ser mulher”, lançado pelo podcast da Revista TPM.

Temas e Tribos

Nesta mesa o bate-papo foi entre Filipe Figueiredo do Xadez Verbal, Gabriela Santos do Pretas na Rede e Paula Scarpin da Rádio Novelo. O interessante do bate-papo entre esses apresentadores foi sobre o planejamento de produção de cada episódio. Por exemplo, o Xadrez Verbal é um podcast em formato “mesa de bar” sobre história, então os participantes já realizam um planejamento semestral, onde cada um deles pesquisa uma parte durante semanas ou até meses, para produzir um conteúdo de qualidade.

No caso do Contatos Imediatos, a produção é bem longa também. Muitas vezes lemos livros, entrevistamos pessoas, visitamos lugares… tudo para ter o conteúdo mais completo e detalhado para nossos ouvintes.

Já sobre a divulgação, a Gabriela Santos citou uma frase que merece ser replicada “Tudo acontece no Twitter. Lá é o mundo do podcast”. E de fato é. Aprendemos isso na prática com o podcast da io! comunica.

Podcast Jornalístico

“Marcas ainda não conhecem a força do podcast”. Essa foi a frase que mais me marcou nessa mesa, que foi com os podcasts Durma com Essa, Café da Manhã e Panorama CBN.

Confesso que foi uma mistura de emoções: assustador e inspirador. A rotina de produção de podcasts jornalísticos é frenética, algo que me identifico muito aqui na agência. É preciso ficar de olho o tempo todo no que rola de novidade, porque a qualquer momento a pauta do podcast pode mudar.

Gravações de madrugada?

Isso é muito comum.

Ainda não alcançamos esse nível (desesperador) com o Contatos Imediatos, mas quem sabe um dia?!

Humor e Podcast

Essa foi a mesa mais divertida, onde o encontro foi entre os apresentadores do Não Ouvo e Milkshake chamado Wanda, mediado pelo Dan Stualbach, da CBN (aquele ator da raquete). O que aprendi com essa mesa foi: o podcast pode alcançar lugares inimagináveis.

Esses caras possuem mais de 1 milhão de downloads mensais. E mais: atualmente “vivem” de podcast, afinal, já foram patrocinadas por grandes marcas, como a Fini.

Eu até aproveitei para tirar uma casquinha do Samir, do Milkshake chamado Wanda. E ele gravou uma mensagem especial para a galera da io!, que sempre escuta o podcast:

Legal, né?!

Gostei muito do evento e observei algo: todos os podcasts participantes, assim como a maioria produzida no Brasil, eram em formato “mesa de bar”. O diferencial do Contatos Imediatos é que produzimos no formato “Storytelling”, estratégia adotada pelos maiores podcasts do mundo e muito famosa nos Estados Unidos que, diferente do Brasil, já possui o hábito de ouvir podcasts a muitos anos.

E, eu, apaixonada pela mídia, tenho a certeza que em breve essa será a tendência brasileira também, e nós já estamos nos antecipando para quando isso chegar.

Gostou deste artigo?

Tem muitos outros legais aqui no site. Dê uma pesquisada!

Até mais! 😀

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: