em Blog, Marketing Online, Mídias Sociais, Serviços

Se você não ouviu dizer em Gamefication, comece a se acostumar com esse termo. Gamefication, Gameficação ou Ludificação (termos usados em português) é uma das estratégias de marketing mais implementadas e discutidas no momento.

O que é Gamefication?

Gamification é a estratégia de interação entre pessoas e/ou empresas, com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público com as marcas de maneira lúdica.

Como o nome já diz, é transformar uma tarefa em um game. Isso pode ser usado no seu dia a dia, não é mesmo? Quando você vai dar aquela geral na sua casa e pensa “Me desafio a fazer tudo em 1 hora”, bom você está Gameficando.

História

O termo Gamefication foi usado pela primeira vez em 2002 nos EUA por Nick Pelling, no país de língua portuguesa alguns autores utilizam o termo Ludificação. Mas o uso da técnica vem bem antes disso, um exemplo é na década de 1970, era popular na empresas americanas Gameficar o trabalho dentro das empresas, tornando-o mais divertido e produtivo.

Aplicações

  • Programas de treinamento de funcionários
  • Atividades relacionadas ao bem estar e cuidados pessoais
  • Interação Web
  • Educação fundamental
  • Gerenciamento de projetos
  • Melhoras nos programas de fidelidade
  • Redes sociais
  • Questionários
  • Entre outros

Cases

Foursquare

Gamefication no Foursquare
A introdução de Gamification no Foursquare foi o que fez tornar o serviço tão popular, quando você faz um check-in no aplicativo, você pode receber as famosas badges, que são medalhas de conquista como por exemplo:

Newbie, Adventurer, Explorer e Superstar – As quatro badges têm relação com seu número de checkins geral que você fez no serviço. O primeiro checkin no Foursquare garante a primeira delas. Depois, são necessários 10, 25 e 50, respectivamente.

Alvanista

Gamefication no Alvanista

O site Alvanista é uma rede social que possibilita você compartilhar sua experiência com video games na web. Você pode publicar conteúdo, organizar sua coleção de jogos, criar listas, fazer checkins nos games que você está jogando, seguir perfis que sejam do seu interesse e competir por troféus com seus amigos, sua cidade e toda a comunidade à partir das suas contas de PSN, Live, Steam e World of Warcraft. Segundo os criadores do site depois de feito o projeto de Gameficação o site teve aumento de 250% nas métricas objetivadas no intervalo de 3 meses.

É isso aí. Vamos Gameficar?

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Annie Leibovitz
%d blogueiros gostam disto: