em Blog

Se você acabou de chegar nessa sequência de textos sobre Direção de Arte, saiba mais sobre Criatividade e Briefing clicando aqui e sobre Cor, clicando aqui.

Agora, prepare-se que hoje você vai aprender sobre imagens e redação!

Imagens

A imagem é um elemento fundamental do design e seu uso em um trabalho é determinado por diversas características – público, conceito criativo, mídia etc. Atualmente, a edição de imagem é realizada por meio de processos digitais e o profissional deve estar atento a uma série de fatores, além de saber equilibrar tecnologia e criatividade.

O uso de imagens deve ser feito com atenção, pois ao criar uma imagem, seja ela uma ilustração ou uma fotografia, o indivíduo possui direitos autorais sobre sua criação. Isso significa que os direitos de uso dessa criação pertencem ao autor. É proibida por lei a reprodução parcial ou integral da imagem sem a autorização.

A equipe de direção de arte pode optar por contratar um fotógrafo. Ao contratar o profissional, você deve enviar uma referência para que ele produza a imagem. Assim que ela for finalizada e aprovada, é necessário elaborar um contrato de direitos de imagem. Existem diversos modelos e as cláusulas variam muito. Em alguns contratos, há a cessão total de direitos sobre a imagem; em outros, ela é parcial.

Outra alternativa é optar pelo banco de imagens: são empresas que oferecem catálogos impressos e/ou on-line de fotografias, ilustrações e até vídeos, animações, entre outros. As imagens oferecidas são pagas. Você tem a opção de pagar por cada imagem individualmente, ou escolher um plano de assinatura (com imagens royalty-free)

 

 

Imagem digital: bitmap ou vetor

Bitmap é a imagem formada por pequenos pontos chamados pixels. O pixel é a menor unidade de uma imagem bitmap e só pode conter uma cor. Pixels dispostos lado a lado criam a ilusão da imagem, por isso esse tipo de imagem tem o nome de bitmap, ou seja, mapa de bits. As imagens bitmap são mais complexas que as vetoriais porque são compostas por vários pixels organizados, por essa razão, as imagens bitmap não podem ser aumentadas sem perder resolução. A preocupação com a resolução ocorre com imagens bitmap, como as fotografias. Em imagens vetoriais, podemos ajustar a imagem ao tamanho que quisermos. É por isso que logotipos devem ser desenhados em softwares vetoriais.

As imagens vetoriais são processadas e compreendidas pela máquina como pontos interligados por linhas. Todos os objetos dentro dos softwares vetoriais, como o Corel e o Illustrator, são construídos e interpretados pelo computador a partir de equações matemáticas, em que a variável x representa os valores horizontais e a variável y representa os valores verticais. Por utilizar equações matemáticas como estrutura em vez de pixels, o vetor é o tipo de imagem que pode ser aumentado e modificado sem perder a resolução.

 

Redação

Podemos escrever nosso texto publicitário de acordo com os tipos de redação: narrativa, descrição e dissertação. Escolhemos o tipo de redação de acordo com o objetivo da nossa peça publicitária.

O slogan é uma frase ou palavra que sintetiza o conceito da própria empresa ou do produto. Ele é disposto junto à identidade visual das peças. Não é incomum ver dois slogans em uma peça, sendo que um se refere à empresa e outro ao produto. Nesse caso, também é comum que a peça possua a identidade visual do produto/serviço e da empresa. O slogan ideal é curto, conciso e garante a fácil memorização devido à repetição – seja pela sonoridade, ritmo ou rima. Apesar de curto, o slogan deve possuir uma série de significados pertinentes ao que se vende.

A redação pode ser determinante em uma peça publicitária, como foi o caso do anúncio para a Fazenda Montanhas do Japi que a agência desenvolveu, o qual expressa a paz e a tranquilidade que consumidor pode encontrar ao passar o dia na fazenda.

 

Acompanhe as novidades no blog da io! comunica e não perca o próximo texto sobre Direção de Arte, o tema será História da Escrita e Tipografia.

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: