em Blog

No segundo semestre de 2017, a equipe criativa da io! comunica teve a oportunidade de atualizar os conhecimentos com um curso de Direção de Arte. A partir desta publicação, você acompanhará um conteúdo que mostra um pouco sobre a #EstratégiaCriativa da área de criação da agência.

 

Criatividade

Na aula sobre criatividade foram passadas algumas ações que podemos praticar para ajudar o nosso processo criativo, como: ler, aceitar críticas, estudar e ser curioso, entre outras. Nessa aula, também foi introduzido o conceito da direção de arte e suas funções, como defender conceitos e peças para o cliente, reunir e coordenar equipes formadas por designers gráficos, artistas, fotógrafos e produtoras de vídeo para a produção de campanhas e peças.

Briefing

O primeiro passo da criação é conseguir o máximo de informações sobre o cliente, o produto ou serviço e o público-alvo. Muito mais do que a descrição da tarefa, briefing é o documento que deve trazer todas as informações necessárias para a realização de uma campanha publicitária ou para a execução de um projeto.

Não existe uma regra exata para compor o briefing. Sua elaboração depende da estrutura do cliente, da agência, do tipo e da etapa do trabalho. Mas certas informações são imprescindíveis. Observe os exemplos a seguir:

  • Descrição e objetivo do job, prazo, orçamento;
  • Quem é o cliente? Verificar histórico, atuação no mercado, concorrência, linguagem visual, personalidade da empresa, diferencial corporativo, promoção etc.;
  • Qual é o produto, serviço ou conceito que deve ser vendido? Saber quais as características, o diferencial do produto, os pontos positivos e negativos etc.;
  • Quem é o público-alvo com quem você deve se comunicar? Características demográficas – sexo, idade, classe social, nível de escolaridade, estado civil, religião, bem como características psicográficas – personalidade, estilo de vida, hábitos de mídia e hobbies.
  • Distribuição do material. Quanto maior for o alcance da distribuição do material, mais cuidados devem ser tomados com relação à linguagem, formato e imagens;

 

Identificar o diferencial de cada campanha e cliente é imprescindível, trata-se da característica que distingue os produtos do cliente dos produtos da concorrência para o público, que é definida a partir da estratégia de marketing da empresa, após a análise de diversos fatores, principalmente público-alvo e concorrência.

Para um processo criativo eficaz, é feito um passo a passo, com base no briefing completo do cliente e da campanha. Para o projeto de inovação de Brand da marca Olivia, o conceito foi feito de acordo com a origem do nome e as metas da empresa.

 

Acompanhe as novidades no blog da io! comunica para mais #Estratégiacriativa, e confira o próximo texto, com o tema “cor”. Clique aqui.

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: