em Blog

“São tempos difíceis, não há como negar”. Desculpe se não captou a referência, mas a frase é de um dos últimos livros/filmes da franquia Harry Potter, em um momento em que o herói já não via muitas esperanças para um final feliz, mas depois sabemos o que acontece, não é!? E serve para começar mais um texto meu da Social Media Week 2019. Os outros estão neste link ou neste outro link.

Na atualidade, nós profissionais de comunicação temos que nos atentar cada vez mais a conteúdos relevantes e verídicos. Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa em fontes de credibilidade são essenciais para a produção de conteúdo.

A preocupação da io! comunica, em relação aos seus clientes, é de gerar estratégias criativas e quando se trata de campanhas informativas. Não dá pra colocar a imagem da marca em risco, repassando informações incorretas.

Produzir conteúdo de qualidade é literalmente fugir de fakenews e aqui vai o alerta: PESQUISEEEE!

Trazemos nesse texto um exemplo de benchmarking, (benchmarking trata-se de estabelecer um comparativo de produtos, serviços e ou estratégias de empresas que podem agregar benefícios a sua própria marca).

 

Jornal Virtual PPG Informativo

O PPG Informativo é um Jornal Virtual, que atua nas comunidades Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, Zona Sul do Rio de Janeiro, desde 2014. Com credibilidade na informação, o PPG foi idealizado pela jornalista Ana Muza Cipriano, que também é moradora da região.

Ana trouxe sua experiência como repórter no jornalismo da TV Globo RJ e foi através de sua percepção ativa da vivência na comunidade e na abrangência de diferentes pautas que interferem diretamente no dia-a-dia da população (saúde, educação, moradia, segurança, mobilidade, cultura, entre outras), que o projeto surgiu.

Hoje, o trabalho comunitário que o jornal oferece tornou-se essencial para os moradores da localidade em que ele abrange. O diferencial é o conteúdo verídico e a identificação que público tem de quem é a Ana, da profissional que ela se tornou e retornou para contribuir com suas origens.

Da mesma forma, com o crescimento do PPG, ela passou a enxergá-lo como uma mídia de muito potencial, por isso, hoje conta com a diretora comercial Larissa Montez, responsável por parcerias e negociações comerciais. Juntas lideram de forma ética em benefício de seus seguidores pra que a essência do lugar onde elas vivem permanece sempre a mesma.

 

Mas e na prática?

A estrutura comunicacional do PPG propõe estratégias de sucesso que se aplicam em diferentes contextos e que também utilizamos na io!:

“A água voltou!” “Permaneçam em casa!” – Velocidade na informação: Pra auxiliar os moradores em tempo real sobre notícias de utilidade pública imediatas.

Não dá pra perder o time em assuntos do momento, como foi o caso da nossa ação no Chapolin Challenge, para o Quintal Fratelli.

 

“Meu vizinho está jogando entulho na rua!” – Ouvir o que o público diz é essencial: O PPG se tornou um ambiente online seguro para os moradores, onde acontecem denúncias e pedidos diretos da população, que são avaliados para determinar relevância e utilidade para a comunidade.

Neste ponto, também cabe a marca perguntar aos seus clientes e ouvi-los, como foi o caso da campanha no dia do Consumidor do Hortifruti e Açougue, Empório Rigolo.

 

PPG ganhou seções segmentadas – PPG Imóveis para que os próprios moradores anunciem casas para alugar ou vender; PPG Viagens através de parcerias com agências de turismo para ofertar passeios aos moradores; PPG Oportunidades de vagas de empregos às divulgações de cursos.

Nada melhor do que fortalecer a interação com nosso público de interesse, não é apenas oferecer conteúdo, mas sim estabelecer uma relação de proximidade e utilidade. Neste exemplo, nossa campanha para a empresa WCA Brasil, “Se liga candidato”, oferecia dicas importantes para os candidatos a vagas de emprego, de elaboração de currículo a comportamento em processos seletivos.

 

Presença nas mídias: O PPG está ativo no Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp, este último que proporciona maior proximidade com a equipe do jornal. Cada mídia proporciona um tipo de experiência e possui uma função determinante nos interesses comerciais e informativos do canal.

Confira os trabalhos da io!comunica e veja estratégias que deram certo para cada mídia e em cada tipo de mercado.

 

No resumo…

O que determina a qualidade de um conteúdo é a relevância que ele tem na vida das pessoas. Essa foi a fórmula que fez e faz o PPG funcionar, da mesma forma, nossa equipe está atenta ao comportamento do mercado e principalmente em busca de agregar valor à sua marca.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: