em Blog, Marketing

Tudo começa em volta da mesa. O cliente vem com a proposta de reformulação de Brand e apresenta um storytelling da empresa.

Do outro lado o atendimento, planejamento e direção de arte já começam a transformar os detalhes fonéticos em iconografias inseridas nesse cenário.

Essa cena parece de um filme atual, correto? Errado. Está faltando o protagonista. VOCÊ, usuário da marca.

Hoje as novas marcas são construídas a partir da experiência das pessoas com ela. Esse novo conceito é chamado de UX Branding – User Experience Branding.

Já foi o tempo onde as marcas eram construídas através do seu histórico e tradição, com um grafismo traduzindo o peso da organização.

O que vemos hoje são marcas abertas que podem ser inseridas em qualquer cenário fazendo com que as pessoas se apropriem delas.

Um bom exemplo foi o logotipo criado pela Crama Design Estratégico em comemoração aos 450 anos do Rio. O texto da Renata Leite, do Mundo do Marketing, resume muito bem: “Nela, os algarismos que compõem a efeméride que será comemorada em 2015 formam um rosto estilizado. A partir daí, as pessoas são convidadas a intervirem, criando figuras únicas e próprias. A ideia é que a marca possa ser utilizada livremente por todos, inclusive pelas empresas”. Do Shopping Rio Sul, em Botafogo, Zona Sul do Rio, e até nas barracas de artesanato na Feira Hippie, em Ipanema. Bolsas vendidas no comércio de rua passaram a ter, entre suas estampas, a marca comemorativa estilizada com fuxicos e bordados.

 

450-ANOS-RIO

 

E aqui na nossa terrinha Jundiaí, também temos um case de UX Branding. A io! comunica ganhou o desafio de apresentar a nova marca do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Jundiaí.

O resultado foi a mistura da hospitalidade dos quase 400 mil habitantes, com a natureza, a agricultura e o patrimônio histórico. As cores e grafismos se tornaram representativos que podem ser usados isolados ou em conjunto.

Múltiplo e único, conseguimos expressar o tamanho do sorriso do turismo de Jundiaí. E aí, aprovou? Posso mandar para o cliente?

 

O logotipo do COMTUR antes (esq) e depois 😉

 

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

halloweenNatal Museu do Vinho
%d blogueiros gostam disto: