em Blog, Mídias Sociais

Em homenagem ao aniversário do grande sambista Adoniran Barbosa, a galera da io! comunica preparou uma playlist especial para comemorar!!

foto

História

João Rubinato, mais conhecido com Adoniran Barbosa, tornou-se um dos nomes mais importantes da música brasileira. Cantor e compositor, filho de imigrantes italianos, nasceu em 1910 na cidade de Valinhos, interior de São Paulo, e mudou-se com sua família para nossa Terra da Uva (Jundiaí), onde morou até o ano de 1924, quando se muda para Santo André, na grande São Paulo.

Em Jundiaí, Adoniran trabalhava ajudando o pai nos vagões da São Paulo Railway, atual Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Foi aqui também que ele trabalhou como entregador de marmitas e, depois, como varredor em uma tecelagem. No início da adolescência, Adoniran frequentou o Siqueira de Moraes, quando a escola ainda ficava no atual prédio da Pinacoteca de Jundiaí.

Já em São Paulo, Adoniran Barbosa participa de programas de calouros da rádio Cruzeiro do Sul de SP.

Depois de ser desclassificado diversas vezes por sua voz fanha, em 1933 ganhou o primeiro lugar no programa de Jorge Amaral cantando a música “Filosofia” de Noel Rosa.

Compositor de grandes sucessos como “Saudosa Maloca” (1951), “Samba do Arnesto” (1953), “Abrigo de Vagabundo” (1959) e “Trem das Onze” (1964), Adoniran retratava em suas letras o cotidiano das camadas pobres, usando um vocabulário peculiar.

O sambista paulistano morreu em São Paulo no dia 23 de novembro de 1982 aos 72 anos.

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: