em Blog, Mídias Sociais, Publicidade

Inventado em 1895 pelos irmãos Lumière, a cinematografia se tornou um dos maiores meios de expressão moderna, mas quando ela realmente chegou ao Brasil?

A primeira exibição no País aconteceu em 8 de julho de 1896 no Rio de Janeiro. Naquela noite foram exibidos oito curtas de aproximadamente 1 minuto cada, apenas para a elite carioca.

A popularização só aconteceu nos anos 30 com a chegada do cinema falado. Com a Primeira Guerra Mundial, o cinema europeu acabou enfraquecendo, então os primeiros a investirem em salas foram empresários americanos, assim nascendo as tão aclamadas estrelas de Hollywood.

Desde as chanchadas, dramas e atualmente as comédias, campeãs de bilheteria, o cinema brasileiro vem sofrendo uma grande evolução, tanto em produção como em bilheteria. A entrada de grandes empresas como patrocinadores e o reconhecimento internacional em festivais podem ser fatores importantes neste crescimento.

Um fato curioso, mesmo a comédia sendo o gênero mais exibido nos cinemas, o filme de maior bilheteria de todos os tempos foi “Tropa de Elite 2 (2010)” com mais de 11 milhões de telespectadores, seguido da comédia de 1976 “Dona Flor e seus dois maridos” com mais de 10 milhões.

Tropa de Elite 2 (2010)

Dona Flor e seus dois maridos (1976)

O Brasil já esteve concorrendo a principal categoria do Oscar,  a produção brasileira “O Beijo da Mulher-Aranha (1985)” esteve na disputa de melhor filme.

O Dia do Cinema Brasileiro é celebrado em 19 de junho, pois foi neste dia que o primeiro cinegrafista e diretor do país, Afonso Secreto, gravou as primeiras cenas em território brasileiro.

As produções tupiniquins estão em constante evolução, ainda temos muito que aprender. Mas há quem diga que não devemos nada a ninguém!

 

 

 

 

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: