em Marketing

O Food Truck é a ideia de ter um restaurante sobre rodas. Aqueles populares cachorros quentes de praça, ou lanches na saída de alguns eventos, são apenas o começo. A categoria de restaurante é mais do que apenas um carro que vende comida na rua, é um estabelecimento móvel, com comida de qualidade e outras características de um restaurante convencional.

A moda do Food Truck se popularizou nos Estados Unidos, quando, após a crise econômica de 2008, muitos restaurantes tiveram que fechar as portas. A alternativa foi abrir um restaurante sobre rodas, e a ideia acabou dando certo, abrindo alas para uma nova categoria de serviço alimentício. No primeiro semestre de 2014, foram mais de 300 food truck’s apenas no estado de São Paulo pedindo autorização para estacionar seus veículos. Nos outros estados a situação se repete, e todos os empreendedores dizem que o principal atrativo é o preço. Em média, custa R$250 mil para abrir um Food Truck, incluindo a cozinha, o veículo e a montagem. O mais difícil acaba sendo trabalhar em um espaço limitado, mas é apenas questão de costume. O valor médio de uma comida de Food Truck sai por R$20.

O primeiro Food Truck foi em 1872, na cidade de Providence, nos EUA. O dono era Walter Scott e ele vendia tortas e sanduíches para os trabalhadores de uma fábrica. Estes operários, por sua vez, precisavam de comida rápida e barata, e assim aderiram a ideia de Scott. Muitos Food Truck ainda têm essa imagem de comida rápida e barata, com pouca qualidade, mas essa situação vem sendo mudada aos poucos pelos carrinhos gourmet no país todo.

O diferencial do Food Truck é justamente de promover uma comida de qualidade e de fácil acesso, levando uma boa opção para perto das pessoas, não precisando ter uma instalação fixa. Geralmente, são carros grandes, capazes de ter acoplado uma cozinha em seu interior. Eles também são adesivados com layouts diferentes e são carros bem conservados.

Quem sabe utilizar estratégias de marketing, pode aproveitar a onda do Food Truck para se destacar, unindo a simbologia vintage com o sucesso da “gourmetização” de pratos rápidos e fáceis de preparar.

Aqui mesmo na io! comunica, em nosso aniversário de 11 anos, tivemos um Food Truck de crepe super gostoso. Aliamos a modernidade com um evento descolado. Recomendamos!

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: