em Blog

Ah, último ano da faculdade, está chegando o fim de um ciclo, mas antes do diploma tem a difícil tarefa do temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).  Durante todo o curso, trabalhamos em grupos para vivenciar como seria, na prática, a rotina de uma agência e nesta fase, não é diferente.

O TCC do curso de Publicidade e Propaganda consiste no desenvolvimento de uma comunicação completa para um determinado estabelecimento real de Jundiaí ou da região, da nossa escolha.

No final do ano passado, já começamos a listar diversos estabelecimentos que podiam nos interessar, mas sempre buscamos algo diferente e, por isso, fechamos com uma Escola de Dança da cidade. Um grande desafio!

É trabalhoso e ao mesmo tempo muito prazeroso, conseguimos realmente sentir na prática como é a função de todos os departamentos de uma agência. Antes já havia passado pelo planejamento e gestão de projetos, porém me apaixonei por social media aqui na io! comunica e não mudei mais de área.

Lá fomos nós, com uma lista cheia de perguntas para a realização do Briefing e coletando o áudio de tudo que o cliente nos contava. Bom, para o primeiro até que não fomos tão ruins, até começar a surgir várias dúvidas que esquecemos de esclarecer. Putz!

briefing

Começamos todo o trabalho de marketing com análises de mercado, macro, swot, estratégias competitivas e etc; e a temida pesquisa de mercado. Escolhemos uma pesquisa quantitativa onde tínhamos que coletar 200 pesquisas externas e 100 internas. Começou a corrida contra o tempo e as pessoas não nos ajudávamos muito rsrsrs. No fim, não conseguimos o número estipulado por nós, mas ultrapassamos as expectativas do professor que nos orientou. Ponto positivo. 😀

 

Untitled-2

 

Falando em orientação, estamos sendo bem orientados. O que é um ponto muito importante durante todo esse processo, porque meu amigo, como surgem dúvidas!

E depois de muita conversa com o cliente, acabamos nos apaixonando pela escola e o que está nos motivando ainda mais a executar um trabalho bem feito.

Claro que, para vender determinado produto, você precisa experimentar antes e conhecer. Pois bem, fomos fazer aulas de dança. Foi engraçado e ao mesmo tempo prazeroso. No dia seguinte quase não andávamos, mas é a falta de prática.

Nova fase

Entregamos tudo que estava programado para este semestre. Agora começam as correções e a criação da campanha, chegou a hora de tirar as estratégias do papel!

É cansativo? É e exige muito. Noites sem dormir? Sim, várias e esse é só o começo.  É estressante e, claro, trabalhar em grupo gera alguns conflitos. Mas sinto que no final tudo vai valer a pena.
Ah, se você quiser acompanhar o nosso projeto, segue a agência no Instagram: @agencia_publiciarte e, no final desse processo, farei um novo texto com a campanha completa para vocês. 😉

E você, está passando por esse processo também? Conte a sua experiência!

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

sabor-sp-jundiai-gastronomia-restaurante
%d blogueiros gostam disto: