em Blog, Publicidade

photoshop01

 

O Photoshop é um programa muito famoso (principalmente pelas manipulações de celebridades) e muito querido pelos profissionais de comunicação. E pode ser muito útil também para quem não domina o programa. Por isso, hoje vamos ensinar um pouquinho dessa mágica. Confira 9 dicas de Photoshop para leigos:

 

 1. Abrir e configurar um arquivo novo

Para começar do zero com um arquivo em branco, clique em “ARQUIVO > NOVO” e você verá essa tela:

01

 

Nela, você pode escolher a largura e a altura da sua imagem, escolhendo também a unidade de medida (para facilitar, escolha uma que conheça, o “centímetro” por exemplo). Para escolher o tamanho, você também pode utilizar as “predefinições”, que automaticamente preenchem os campos de largura e altura de acordo com a sua finalidade (por exemplo: Papel Internacional > Tamanho: A4). Já na escolha de Resolução e Modo de Cores, escolha 72 e RBG caso for utilizar a imagem na web e 300 e CMYK caso tenha a intenção de imprimir. Aperte OK e se divirta descobrindo ferramentas novas!

 

 

2. Mudar o tamanho de uma imagem

Primeiro, abra a foto no Photoshop (ARQUIVO > ABRIR), em seguida clique em IMAGEM > TAMANHO DA IMAGEM, assim ó:

02

 

Nessa janelinha, você verá algo parecido com a primeira dica, mas aqui você está alterando uma imagem que já existe, portanto cuidado para não distorcer. Use o cadeado ligando “largura e altura” para manter as proporções das medidas (no caso do Photoshop CS6, use as opções do lado esquerdo na parte inferior para mudar o cadeado), dessa maneira, basta alterar uma delas, e a outra mudará proporcionalmente. E para alterar a resolução, também use o cadeado (não selecione a opção “reamostrar”) para deixar os três elementos ligados. Repare que aumentando a resolução, o tamanho da foto diminuiu, isso porque a foto é tirada com uma qualidade limitada, ou seja, se tiramos uma foto com baixa qualidade, dificilmente conseguiremos imprimir essa foto em tamanho A4 com boa resolução.

 

3. Recortar

Para recortar utilize a ferramenta CORTE (se ela não estiver aparecendo, clique na setinha ao lado da ferramenta de recorte e segure, aparecerá um outro quadrinho para você selecionar a ferramenta desejada):

03
Ajuste da maneira que quiser, e aperte “enter”. Pronto, sua foto está recortada!

04

 

4. Clarear / Escurecer

 Se você tirou uma foto num lugar escuro e quiser dar um jeitinho, não se preocupe, é bem simples. Vá em IMAGENS > AJUSTES > NÍVEIS e ajuste para o mais claro ou o mais escuro, equilibrando o contraste de luz da sua foto:

06

Ou você também pode mexer em IMAGENS > AJUSTES > CURVAS e mudar a linha do gráfico para ajustar a foto de acordo com seu gosto:

07

 

5. Tonalidades

O Photoshop tem muitas opções de filtros, hoje você vai aprender sobre a mudança de alguns tons de cores que pode deixar suas fotos bem bacanas. Clique em IMAGENS > AJUSTES > PESQUISA DE CORES e se divirta testando as opções. Para facilitar, deixe selecionada a opção “VISUALIZAR”.

08

 

6. Olhos Vermelhos

Para consertar os olhos vermelhos de alguém numa imagem, basta utilizar a FERRAMENTA OLHOS VERMELHOS e selecionar a área da foto onde está o erro. Bem simples!

09

 

7. Desfoque

Esse efeito fica muito legal em fotos, a maneira mais simples de escolher onde você quer o desfoque, funciona como um pincel, é só selecionar:

10

 

Você pode também brincar em FILTRO > DESFOQUE… com várias opções.

 

8. Montagem

Para juntar mais de uma foto em uma imagem só, abra um documento em branco com o tamanho que desejar, e arraste as imagens do seu computador para dentro do documento, ajuste o tamanho da foto (para manter a proporção, basta manter o “shift” apertado) e aperte “Enter” para fixar a foto. Caso queira mudar o tamanho da foto novamente, selecione a camada da foto do lado direito e vá em EDITAR > TRANSFORMAÇÃO LIVRE.

11
Após arrumar as fotos, você pode usar a ferramenta CORTE para ajustar o tamanho. É só usar sua criatividade!

12

 

9. Salvar arquivos

Lembre-se da primeira dica, e caso queira imprimir sua foto, deixe-a com alta resolução e salve o tipo de arquivo como JPEG em ARQUIVO > SALVAR COMO. Essas imagens em alta resolução também podem ser utilizadas na web, mas como elas têm qualidade de impressão (que requer mais detalhes), o arquivo fica mais pesado. Portanto, para web, você pode salvar dessa mesma maneira, mudando a resolução da imagem ou, na hora de salvar, clicar em ARQUIVO > SALVAR PARA WEB e escolher o tipo e o tamanho do arquivo, com a opção de visualizar como ele ficará. Clique no botão “Salvar” e na janela que você escolhe onde salvará o arquivo, selecione na parte de baixo “Somente Imagens”. Dessa maneira, a foto fica mais leve e na resolução ideal.

13

 

 

E aí, conseguiu mexer um pouquinho? Se tiver alguma sugestão é só mandar pra gente!!!

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

%d blogueiros gostam disto: