em Blog

(Calma, não é por causa da loira da foto)

cerveja-artesanal

Antes de começarmos esse artigo é importante esclarecer o que é uma cerveja artesanal (especial) e qual sua diferença em relação às cervejas que você está acostumado a ver no comercial na televisão.

Sem entrar em muitos detalhes históricos para não ficar muito chato e cansativo, basta dizer que hoje existem mais de 200 estilos diferentes de cervejas: claras, douradas, vermelhas, escuras, doce, amargas, azedas (isso mesmo), leves, etc. Qual estilo de cerveja você vê na propaganda da TV? Praticamente só uma, a denominada Pilsen. Essa é a cerveja clara, leve e refrescante que estamos bebendo há 500 anos e estamos tão acostumados. Então denominou-se de cervejas especiais e/ou artesanais esses outros mais de “199” estilos de cervejas que nossas grandes cervejarias não fazem por que acham que somos burros demais para entender que existem outros estilos de cerveja. Estilos que hoje são produzidos aqui no Brasil, em sua grande maioria, pelas micro-cervejarias e cervejarias artesanais, ou são importadas de outros países.

Como cervejeiro, dono de cervejaria artesanal e sommelier de cervejas, eu poderia dar uns 500 mil motivos para experimentar uma cerveja artesanal/especial, mas vou tentar listar apenas os 5 principais:

lupulo_-01

 

1 – Sim, a cerveja faz bem a saúde! (sempre em moderação)

Estão circulando por vários cantos da internet artigos sobre a utilização de milho transgênico nas cervejas nacionais. O grande objetivo das grandes cervejarias não é te proporcionar uma bebida de qualidade e sim, lucrar. Adicionando milho transgênico e essências, corantes, estabilizantes, antioxidantes, conservantes, etc, todos artificiais, as grandes cervejarias reduzem os custos, colocam um produto mais barato e de qualidade inferior no mercado e com isso fica difícil defender que essa cerveja faça bem para a saúde.

As cervejarias artesanais utilizam somente produtos naturais para fazer suas cervejas, um desses ingredientes é o lúpulo, que faz praticamente tudo o que os elementos artificiais acima fazem, só que naturalmente. Ele é espécie de erva que traz aroma e amargor para a cerveja, além de diversos benefícios para a cerveja e para a sua saúde. Pesquise na internet sobre os benefícios do lúpulo e você entenderá o que estou dizendo. Apesar de não falarem isso nas propagandas, as grandes cervejarias utilizam, em sua maioria, essências artificiais de lúpulo. As artesanais utilizam o lúpulo natural.

cervejas-artesanais

2- Cervejas harmonizam tão bem com comidas do que o próprio vinho.

Você já reparou que não existe nenhuma propaganda de cerveja que fale para você beber num jantar especial ou coisa parecida. A imagem passada na TV é para beber na praia, no churrasco ou no boteco. Locais onde se bebe muito. Por que será que é assim?

As cervejas especiais e artesanais são feitas para harmonizar com TODAS as situações, até mesmo num jantar sofisticado, substituindo o vinho, ou numa celebração substituindo a champagne/espumante.

Combina com a culinária alemã até a tailandesa. Combina com a entrada, o prato principal e até a sobremesa. Quantas pessoas estão acostumadas a beber cerveja com um doce?

A filosofia que as cervejarias artesanais tem espalhado aqui nos Brasil é: Beba Menos, Beba Melhor. Bem diferente das grandes cervejarias, concorda? Justamente para que a cerveja seja utilizada para se degustar e curtir e não para beber aos baldes na praia ou no churrasco. Pense nisso! Você vai se surpreender com a versatilidade que a cerveja tem com a comida.

cervejas_artesanais

3 – São mais de 200 tipos. Por que tomar um só?

Como já falei acima, as cervejarias artesanais estão produzindo vários tipos diferentes de cervejas. Aproveite e experimente! Com certeza você se surpreenderá com a variedade de sabores e sensações que você terá e ainda correrá o risco de se perguntar: Por que nunca tentei isso antes?

Uma dica: antes de experimentar, esqueça o que você conhece de cerveja até hoje e o paladar que você está acostumado a ter. Ao experimentar, pense que você está conhecendo um outro tipo de bebida, ou seja, tente desassociar o que você vai experimentar daquilo que você está acostumado a beber como cerveja.

monasterio_trapista

4 – Cerveja é história e cultura, aprenda com ela.

São mais de 5.000 anos de história. Desde os sumérios, passando pelos egípcios até os dias de hoje. Talvez a mais antiga das bebidas, até mesmo mais antiga do que o vinho. Cada tipo de cerveja foi criada para atender uma necessidade regional, econômica e cultural de um país. É a bebida dos reis, faraós, imperadores, ditadores, aristocratas e plebeus. É a bebida mais consumida do mundo, depois da água.

Ao experimentar cada cerveja, em cada gole haverá milênios de história a serem descobertos.

Pesquise, procure entender cada tipo de cerveja. Você vai se surpreender com a história que há por trás de cada uma delas.

pub-londrino

5 – Você poderá aproveitar melhor a sua próxima viagem ao exterior sua ida naquele bar ou restaurante especializado em cervejas.

Quem já teve a oportunidade de ir à Europa e entrar num Pub londrino deve ter ser perdido com aquela quantidade enorme de torneiras de chope, com tudo quanto é tipo de cerveja, e ter ficado olhando em qual torneira sairia uma cerveja clara para apontar ao barman que era aquela que você queria. Ou ter ido a um restaurante e se surpreender com 10 páginas do cardápio, só de cervejas e ficar procurando pela mais barata ou a que tivesse a palavra “Pilsen” escrito do lado.

Ao descobrir e experimentar as cervejas artesanais/especiais, você começará a conhecer as diferentes variedades e saberá pedir aquela que mais te agrada e com isso curtir ainda mais seu passeio e diversão.

Aproveite essas dicas e experimente, mas sempre com moderação! Se beber não dirija e se dirigir não beba!

Ein Prosit!!

daniel bernardis-01

Sommelier de Cervejas e proprietário da Cervejaria em Jundiaí, Bier Nardis, Daniel Bernardis foi convidado pela equipe io! para produzir um texto informativo e não patrocinado sobre Cervejas Artesanais.

Parabéns Daniel e obrigado pelo excelente texto!

 

Comentarios

Comentarios

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

endomarketing-campanha
%d blogueiros gostam disto: